sales@odinmould.com +86-576-81122133
Qual é a diferença entre FRP e GRP?

Qual é a diferença entre FRP e GRP?

Nov 27, 2017

GRP: reforço de fibra de vidro, plástico, também conhecido como FRP, nome chinês: plástico reforçado com vidro ou plástico reforçado com fibra de vidro.

É um material compósito, incluindo a matriz e o reforço de duas partes. A matriz do material de GRP é a resina, que desempenha o papel de ligação, representando 30% -40% do volume total. A resina é um plástico termoendurecível, incluindo epóxi (EP), fenólico (PF), etc., enquanto a resina é também um material orgânico não metálico. O reforço do material de GRP é fibra de vidro, desempenhar um papel no fortalecimento. A fibra de vidro é uma espécie de fibra inorgânica inorgânica e não metálica, como fibra de vidro, fibra de carbono, fibra de Kevlar B, etc., representando 60% a 70% do volume total. Portanto, o GRP é um composto orgânico não metálico e inorgânico não metálico compósito composta de matriz plástica.

O GRP tem boas propriedades de isolamento elétrico e propriedades de ligação, alta resistência mecânica e resistência ao calor, têxteis, resistência a solventes ácidos e alcalinos e orgânicos, bactérias resistentes aos moldes. O encolhimento de moldagem é pequeno, o encolhimento de volume de 1% a 5%, após a adição de agente de cura para moldagem de aquecimento pressurizado, também pode ser curado na pressão de contato com a temperatura ambiente.

Os plásticos reforçados com fibra do FRP (Plásticos reforçados com fibra), geralmente se referem a poliéster insaturado reforçado com fibra de vidro, resina epóxi e matriz de resina fenólica, comumente conhecido como aço de vidro.

O que é FRP?

O FRP é um plástico, plástico reforçado com fibra de vidro, disponível em letras inglesas, afirmou o FRP. O plástico, literalmente, refere-se à plasticidade do material, agora geralmente refere-se ao plástico artificial, que é feito de resina e vários aditivos, se a resina não adicionar nenhum aditivo não pode ser chamado de plástico, só pode ser chamado de resina. Devido à resina termoplástica e à termoendurecimento dos pontos, o plástico também é dividido em dois tipos de termoplásticos e termossutíveis. Se as fibras de vidro são usadas para reforçar os termoplásticos, eles podem ser chamados de FRP termoplástico: o FRP termofixível, se forem utilizados plásticos termoenduráveis reforçados com fibra de vidro. A produção atual de FRP refere-se principalmente aos termos termoendurecíveis. O FRP é um material composto se ele é usado do ponto de vista material e o FRP pode ser considerado como uma estrutura a partir de sua própria estrutura compósita.

2, FRP, quais são as características e deficiências?

A: FRP tem as seguintes características.

(1) leve e forte

Densidade relativa de 1,5 a 2,0, apenas o aço carbono 1/4 ~ 1/5, mas a resistência à tração é próxima ou mesmo mais do que o aço carbono e a resistência específica pode ser comparada com a liga avançada. Portanto, tem excelentes resultados nas aplicações de aviação, foguetes, veículos espaciais, embarcações de alta pressão e outros produtos que requerem redução de peso. Alguns tipos de resistência à flexão, flexão e compresão de epóxi podem atingir mais de 400Mpa. Nota: Força específica, ou seja, resistência dividida por densidade.

(2) boa resistência à corrosão

O FRP é um bom material resistente à corrosão que possui boa resistência à atmosfera, água e ácidos, álcalis, sais e óleos e solventes em concentrações gerais. Foi aplicado a todos os aspectos da preservação química, está substituindo aço carbono, aço inoxidável, madeira, metais não ferrosos.

(3) boas propriedades elétricas

É um excelente material isolante usado para fazer isoladores. Alta freqüência ainda pode proteger o bom dielétrico. A permeabilidade ao microondas é boa, tem sido amplamente utilizada no radrome do radar.

(4) bom desempenho térmico

O FRP tem uma baixa condutividade térmica de 1,25 a 1,67 kJ / (m · h · K) à temperatura ambiente, e apenas 1/100 a 1/1000 do metal, que é um excelente isolador térmico. Ideal para materiais de proteção térmica e ablação em temperaturas transientes ultra altas, protege a espaçonave da erosão do fluxo de ar de alta velocidade acima de 2000 ° C.

(5) design é bom

① De acordo com as necessidades de flexibilidade para projetar uma variedade de produtos estruturais para atender aos requisitos, o produto pode ter uma integridade muito boa.

② pode selecionar completamente o material para atender ao desempenho do produto, tais como: você pode projetar uma alta temperatura instantânea e instantânea, o produto tem uma alta resistência especial em uma direção, boas propriedades dielétricas e assim por diante.

(6) Bom acabamento

① De acordo com a forma do produto, requisitos técnicos, uso e quantidade para escolher de forma flexível o processo de moldagem.

② processo simples, pode ser uma moldagem, os resultados econômicos são notáveis, especialmente para formas complexas, não é fácil moldar um pequeno número de produtos, mas também destacar a sua superioridade do processo.

Não é possível pedir um FRP para atender a todos os requisitos, o FRP não é uma panaceia, o FRP também possui algumas deficiências.

(1) Baixo módulo de elasticidade

O FRP tem um módulo de elasticidade duas vezes maior que a madeira, mas dez vezes menor do que o de aço (E = 2,1 x 106), portanto, muitas vezes é subestimado e facilmente deformado na estrutura do produto.