Moldes a gás não são muito diferentes dos moldes de injeção tradicionais. Eles apenas adicionam elementos de entrada de ar (chamados agulhas de ar) e aumentam o design dos canais de ar. A chamada "via aérea" pode ser entendida simplesmente como o canal do gás, isto é, a parte pela qual o gás flui, parte da via aérea faz parte do produto e algumas são especialmente projetadas para orientar o fluxo de ar.
A agulha de ar é um componente essencial do molde assistido a gás, o que afeta diretamente a estabilidade do processo e a qualidade do produto. A parte central da agulha de ar é causada por muitas pequenas lacunas que serão bloqueadas pela cola derretida e a produção de gás diminuirá.
Por que escolher a moldagem por injeção assistida a gás?
É adequado para peças ultra grossas (de acordo com as características da moldagem a gás) e possui poucas marcas de contração. 50% mais leve que produtos com a mesma aparência; economizando material.
O gás assistido por gás é geralmente convertido em nitrogênio por nitrogênio líquido de alta pressão; portanto, não é necessário se preocupar com envenenamento se for descarregado diretamente. O ar contém mais de 70% de nitrogênio